#CRÔNICA DA SEMANA (12): O FAMOSO CARRO DO ALHO (FATOS REAIS)

 

 

Dependendo do bairro ou cidade que você vive, talvez não seja uma prática muito comum carros anunciando produtos na sua rua. Ou talvez seja. Onde vivo, passa o carro do leite, passa o carro dos produtos de limpeza, passa o carro do hortifrúti, e a lista é longa.

 

Em tempos de pandemia, o comércio de vendas em carro com alto falante que passam de rua em rua, gritando e anunciando o produto, triplicou aqui na Zona Norte de Ribeirão Preto. Nos últimos meses teve até carro do açaí! Além dos repetitivos e entediantes carro do peixe, da pamonha de Minas que não é de Minas e, o adorado carro do churros gordurento. Todos eles com o mesmo jeito de falar.

 

A mesmice é mais ou menos assim: "é o carro do (produto) que está passando na porta da sua casa, venha conferir! Minha Senhora, Meu Senhor, o carro do (produto) está na sua rua, aproveite". As vozes também são parecidas. Ou de locutor de rádio de terceiro nível ou de caipira falando tudo junto e ninguém entendendo (marketing! Absolutamente! Eu sempre vou na porta para ver qual é o produto, pois não entendi o que foi dito; já levo até uma grana na mão, valha-me São Pavlov! Puro condicionamento!).

E quem é que não gosta dos carros de som anunciando produtos na sua rua, na sua porta? Muitas vezes são mais baratos que os mercados. Quase sempre. Produtos mais frescos, direto do produtor ou algo assim. Sem falar que eles vão até você! Não exige nenhum esforço de ir até ao mercado e se deparar com a necessidade de comprar coisas que você não precisa. O carro de venda na rua é eficiente! Mas vamos para o que ocorreu aqui no bairro...

 

O ocorrido foi na semana passada. Era um domingo comum que nascia em meio a uma pandemia quando o silêncio raro das ruas do bairro foi quebrado pelo som de um carro anunciando, com uma voz caipira: 


"Vem pro carro do alho. Esse é o famoso 'car' alho que todo mundo já conhece.
É o meu famoso car alho!
É o carro que divulga alegria para o povo!
Alho por apenas R$15 o quilo! Mas corre que o Car Alho tá passando
Vem dona Maria! Vem senhora! Vem papai! Vem mamãe!
É o car alho que tá passando na sua portinha.
Esse a madame gosta, o cavalheiro experimenta antes de pegar o saco e ninguém fica sem!
É o caralho! E tá só quinze reais! E o alho vai no saco! É o carro do alho. É o car alho em promoção!
É o famoso car alho pra você! Tem pra todo mundo!"

 

Genial! Quando ouvi, achei que era piada ou que eu estava ouvindo errado. Mas, aproveitando que o carro parou para vender para alguém e o anúncio se repetia, anotei o que ouvia para ter certeza. E não é que era isso mesmo? Fui então até na calçada. A rua estava lotada de gente correndo atrás do car alho! E o car alho passava e fazia sucesso em cada esquina.

 

Alguns dias depois, enquanto eu estava fazendo minha caminhada, escutei um pessoal do bairro reclamando da demora para o car alho passar de novo! Ouvi também elogios: disseram que o saco era realmente bom e que o produto fazia bem para o coração! Outra senhora comentou ainda com a cumadre: "desde que o car alho começou a passar estou me sentindo mais saudável, antes era caro comprar o produto em outro lugar, agora meu marido só come se tiver esse tempero".

 

 

 Imagem de Shutterbug75 por Pixabay
 

 

Comentários

Postagens mais visitadas