BREVES E GREVES #01


"Breves e Greves" é uma obra nada analítica. Começou com o número #00. É preguiça. Resumo de deboche. Deboche com resumo. É um guia prático de incompreensão dos pensamentos e uma introdução para a confusão. Eis o número #01 que logo será ainda mais resumido, se tornando algo parecido, mas não tão bom, quanto os "Textículos" ou ainda, os "Aporismos/Aforismos", do Blogson Crusoé :


C de Saúde: Cuba. "Vai pra Cuba". Disseram, enquanto beijavam a bandeira do USA, batiam continência e diziam, "i love you, Trump". Pois, devo dizer, Cuba é um modelo de país muitíssimo melhor que o paraíso estadunidense. O PIB de Cuba em 2018, foi de 100 bilhões de dólares. O PIB do USA, no mesmo ano, foi de quase 21 Trilhões da mesma moeda. Muita diferença? Sim. Agora, vamos para as análises rápidas e eu não darei a resposta: qual dos países possui um sistema de saúde universal, gratuito e investe mais de 10% do PIB em saúde? Qual possui um dos melhores sistemas de atenção primária do mundo? Qual apresenta mortalidade infantil menor que cinco para cada 1000 nascidos e está com um dos melhores índices mundiais? Qual país costuma desenvolver vacinas importantes para a humanidade? Qual país consegue auxiliar diversos países do mundo enviando profissionais de saúde em momentos de urgência? Qual país forma médicos, enfermeiras e psicólogas gratuitamente e oferece uma das melhores educações em saúde do mundo? Bem, o placar está 6x0, não vou dizer para quem. Para tirar o 0 do placar: qual país proíbe o outro país da lista de obter com outros países, insumos, equipamentos de diagnóstico e instrumentos médicos? 6x1.

 Imagem de lumpi por Pixabay


A de Ana/rquismo: Pretos e brancos, sendo que os últimos já começam com vantagem no jogo e na vida. A vida sempre esteve resumida muito bem no Jogo de Xadrez. Torres sustentando os Impérios. Bispos defendendo os Reinos. Cavalos pulando as regras e protegendo o Trono. Peões sendo sacrificados. A Rainha batendo perna pra lá e pra cá, tendo uma importância no jogo maior do que parece. Mas, na vida, muitos peões confundem os objetivos do jogo. Esqueceram que o objetivo do jogo é matar o Rei. Alguns acreditam que o certo é dominar o centro. Outros ficam na esquerda, outros na direita. Mas, o objetivo é matar o Rei. Alguns começaram a confundir e, assim como no Xadrez, acreditam que o objetivo é comer a Rainha. Outros ainda tentam promover peão para virar... bispo. E há os que acreditam firmemente que o Rei ficará exposto para proteger seus defensores. O Xadrez é uma metáfora pronta e secular.


 Imagem de PIRO4D por Pixabay



Observação (que eu nem precisaria estar fazendo): não estou defendendo o Estado que existe em Cuba. Mas acredito mesmo que é muitíssimo menos pior do que o bendito USA. E nem me digam: "ah, é de esquerda", que eu nem sei o que significa mais "ser de esquerda" ou "ser de direita" (Bolsonaro é direita e o resto é comunista, né? Lula é esquerda e o resto é contrário ao progressismo, né? Vá, vá, vá...).



Comentários

Postagens mais visitadas