Quando um pretexto gera dois testes e dois textos


Recentemente comentei com Jotabê, o idealizador do blog da solidão ampliada (BLOGSON CRUSOE), sobre um teste político que o imperador do quase abandonado blog Meu Verbal me enviou para ser feito. O teste político em questão não menciona nomes de personalidades ou lados partidários, apenas utiliza sentenças padronizadas e afirmações ou negações sobre ideias e modos de pensamento.
Eu tinha comentado com Jotabê que faria um texto sobre o teste. Blefei. Joguei dois verdes. Estava, na verdade, curioso quanto ao resultado do teste dele e do Azarão, soberano no blog A Marreta do Azarão. E não é que foi na mosca? Ambos responderam o questionário!

Clique aqui para ver o resultado do Azarão. Que com todo respeito, é o sujeito de direita mais socialista que conheço. Nada de automóveis e compra cerveja boa e barata (só não vou chamar de ambientalista para não gerar uma crise).

Clique aqui para ver o resultado do Jotabê. Que com toda certeza, seria esse mesmo, sem mais previsões. Ainda que insista, ao que acompanho nos seus posts, em discutir política com quem não merece nem bom dia ou boa noite.

Mas, além desse fundo pitoresco, minha ideia era uma só: mostrar que o Blogger é a rede social mais democrática que existe nesse país. Não tenho Facebook, Instagram e seja lá qual for o nome das novas redes. O Blog me proporciona o que preciso: escrever. Não apenas ser lido. Não ser popular. Mas sim, escrever. E para públicos diversos. São poucos, mas são diversos. O blog é o único lugar que conheço na web-esfera  que não gera notas de repúdios e agressões por alguém de extrema-direita comentar numa publicação de alguém que se diz de extrema-esquerda. E vice-versa. O blog é a caderneta da democracia: cada monarca com sua página, com suas regras, palpitando aqui e acolá, mas sempre com respeito. Mesmo que for pra xingar a mãe e a avó de uma vez. É sempre com respeito (e deboche). Assim, um brinde aos sobreviventes dessa miserável rede (quase nada) social.

E, para fechar, deixo o meu até que não surpreendente resultado do Teste Político dos Oito Valores. Claro que daria algo na linha do "Socialismo". Quase certo. De fato, meu resultado aproximado seria algo em torno de um "Socialismo libertário". Trocando seis por meia dúzia, como costumo afirmar: uma Walden II, uma sociedade experimental, um anarquismo com alto controle, um comunismo de conselho, um anarquismo coletivista. Eu ainda sou um sonhador. Ainda acredito em utopia. Não tão utopia, dado que já existem pequenas comunidades desse tipo: Los Horcones e a Twin Oaks Community (clique nos nomes e saiba mais).

  

Comentários

  1. Respostas
    1. ...meu avô, sim, certamente.

      Devo dizer, contudo, que tu deve fazer mais pelo meio ambiente do que a maioria dos ambientalistas, ainda que seja enquanto consequência de suas ações e não enquanto causa para elas. Então, a ironia não é contigo, é com os ambientalistas.

      Excluir
  2. Achei interessantíssima a observação de que "O blog é o único lugar que conheço na web-esfera que não gera notas de repúdios e agressões por alguém de extrema-direita comentar numa publicação de alguém que se diz de extrema-esquerda". É exatamente isso! E vou um spoiler aqui: talvez você goste de um texto que deve sair dia 11/06, pois tem muito a ver com sua frase "O Blog me proporciona o que preciso: escrever". Em tempo: só hoje, dia 06, vi este post, pois tenho andado muito atarefado. Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas